Entrevistador: Padre René Laurentin Entrevistado: Maria Aparecida Martins d´Ávila - “Cidinha”
Intérprete: Aída Maria Veloso Pinheiro
Data: 23/05/09
Local: Residência da Cidinha – Vitória - Espírito Santo

PADRE RENÉ LAURENTIN: Cidinha você poderia descrever a Virgem, seu rosto, suas roupas, seu jeito de ser.

CIDINHA: Eu falo que descrever a Virgem é muito difícil, a beleza dela vem de dentro pra fora e transluz, não tem como descrever. É como se ela representasse toda mulher do mundo. O que sai de dentro dela a torna mais bela de todas as mulheres. E a roupa dela é a mais simples, sempre a mais simples.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Ela tem sempre a mesma roupa?

CIDINHA: Sempre! Muda a cor dela, um creme mais claro, um rosinha mais claro, mas nunca que sai disso.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Sapatos ou não?

CIDINHA: Precata. Sempre precata. (Sandália rústica.)

PADRE RENÉ LAURENTIN: ? (Não entendi.)

CIDINHA: Mel.

PADRE: Não entendi.

CIDINHA: O cabelo é castanho, mas é queimado de sol. As pontas é bem amarelo e bem oleoso.

AÍDA: Você disse a ele na França que outras pessoas viam Nossa Senhora com você. Tem sempre outras pessoas que vêem Nossa Senhora com você?

CIDINHA: Quando ela fica humana, humana de poder assim, vêem.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Muita gente a vê?

CIDINHA: Sim, ele não sabem que é Maria, eles percebem por causa da humildade dela, da roupa, eles ficam achando estranho que aquela mulher é estranha.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Depois eles ficam sabendo que era ela?

CIDINHA: Ficam me perguntando. Se eu tenho autorização. Não. Eu não falo. Eu nunca falo que é ela. E eles insiste que é Maria. Então fica no coração de vocês que é Maria.

PADRE RENÉ LAURENTIN: As outras pessoas que vêem Nossa Senhora vêem a mesma coisa que você? A mesma descrição?

CIDINHA: Sim. Porque ela, Maria vem como humana, como uma mulher humana, então eles vêem, mas não sabem. Vêem a roupa estranha, acha diferente, mas não sabem que é Maria, mas eu sei que é Maria por causa do jeito dela divino.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Tem muitas pessoas que a vêem?

CIDINHA: Não. A gente nunca sabe quando vai acontecer. Às vezes passa um tempo e depois acontece quando menos espera, mas eles nunca sabe que é Maria. Acha estranho o jeito de ser, o jeito de vestir, mas fica assim.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Como você sabe que estas pessoas vêem a Virgem se eles não sabem que é ela?

CIDINHA: É porque ela é a Virgem. Eu sei que ela é a Virgem. Não tem como confundir.(...) Não sei se eu vou saber responder. Quando Maria vem no altar humana, viva, eu acho que eles estão vendo todos que estão lá os voluntários, pessoas visitantes e eles não vêem. E eu acho que eles não estão vendo. E quando eles saem, eles dão as costas e saem eu fico: Nossa por que fizeram isto? Por quê que te deixaram aqui? Aí às vezes eu fico assim até triste, mas eles não estão vendo, às vezes dá essa diferença. Eu sei quando Maria ta humana assim. Raramente acontece, mas eu sei quando é Maria, e que eles estão vendo Maria, eles não sabem que é Maria, como assim, você está aqui ai Maria, Maria de repente surge, surge normal, vem caminhando como Ela vem e aí eles vêem uma pessoa. Aí ficam achando diferente, comentam: por que ela é sua conhecida? Por que ela veste assim?

PADRE RENÉ LAURENTIN: Onde eles vêem a Virgem, na casa das Lágrimas (Casade Maria), em outros lugares?

CIDINHA: É já aconteceu na Casa dela, tirando dessa vez no ônibus, que nos encontramos, eles a vêem na casa dela.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Qual é o essencial das mensagens, desde que você começou a receber. Fazer brevemente um resumo das mensagens mais importantes e o que essas mensagens mais importantes elas querem expressar?

CIDINHA: Hoje, eu tava lá embaixo, mas deu pra mim ouvir um pouco assim rápido uma hora que ele falou que os homens são sofridos, tem sede, ta procurando alguma coisa, Deus e não encontra. Então Maria eu sinto que ela quer a nossa ajuda de mulher ajudar os homens a encontrar Deus. Porque eles são igual a Deus, então eles tem que conhecer Deus então é com o nosso proceder, com o exemplo de Maria que nós vamos poder ajudar os homens.

PADRE RENÉ LAURENTIN: É isto é a principal mensagem?

CIDINHA: É. Dá pra sentir que Maria quer que nós ajudamos os homens. Os homens é muito importante na face da Terra. Muito importantes...

PADRE RENÉ LAURENTIN: E as mulheres não os ajudam muito?

CIDINHA: Não. Elas vão na Igreja todos os dias, elas fazem do jeito delas, mas fazem os homens sofrer muito, porque os escraviza por que quer do jeito delas.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Os homens também, não?

CIDINHA: Não. Os homens eles são humildes e eles seguem Deus, eles tem tudo a ver com Deus e nós mulheres somos muito mais Eva do que Maria.

PADRE RENÉ LAURENTIN: De verdade? As mulheres vão muito mais a missa do que os homens?

CIDINHA: Os homens eles tem o coração puro eles quando ouvem eles tem sede de alcançar e as mulheres não, se não for do jeito delas, elas não aceita, elas pisa querem ver os homens na pior!

PADRE RENÉ LAURENTIN: Quando você vai no jardim, lá na casa, você fala isto para os homens e para as mulheres?

CIDINHA: Falo: tem ouvido muitas mulheres. E agora não ouço mais elas. Se não tiverem acompanhadas de seus maridos, ou com seus filhos não as ouço mais, porque elas conversam de um jeito, querem ser aceitadas, as quando a gente vai ouvir a mãe e o filho, ou o marido, a mulher, aí graças a Deus ela consegue enxergar que o marido dela é muito melhor, tem muito mais qualidades do que problemas, ele tem muito mais riqueza do que ela, ai ela começa a chorar. Tem acontecido muito isto.

Quando uma mãe está em dificuldade com o filho, ai eu quero o filho e a mãe junto. Ai eu peço ela pra silenciar e peço a ele pra falar. Às vezes ele fica um pouco tímido mais Maria num instante, passa, como numa tela rápida de televisão e eu falo: Olha você criou este filho pra você e não criou para o mundo, para viver numa sociedade. Você entrega ele a Maria, a Jesus e você tem medo que aconteça com ele as coisas. Primeiro a mãe dele é Maria, você é uma mãe emprestada, então ama seu filho diferente, e aí eles ficam alegres seja a idade que for 4,5,6,7,15,20, 30 anos, ficam diferentes, eles abrem um sorriso e eu falo: _Ajuda seu filho a ser feliz! E assim a mesma coisa com o marido. Ele comete o delito e ela fala: não perdoa, mas ela comete muito mais delitos do que ele.

PADRE RENÉ LAURENTIN: A sua missão é uma missão familiar?

CIDINHA: Olha! Eu tô quase acreditando que é.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Você publicou suas mensagens em cima disto?

CIDINHA: Não. Quando Maria traz a mensagem e que elas ficam perguntando lá, o que que ela quer dizer? O que que ela quer com isso? E aí eu não dou conta de responder, ou atender todo o povo e aí eu escrevo, ponho no papel depois das minhas orações e eu peço autorização a Virgem e enquanto ela não autoriza que eu possa fazer aquilo eu não faço, mas quando ela autoriza eu faço, eu passo pra frente, aí tem ajudado bastante. Deixo bem claro que eu falo com minha conta própria assumindo a minha responsabilidade, aproveitando que eles perguntam o que que Maria quer escrevendo desse jeito, eu falo ela não quer assustar-nos, ela quer nos ajudar, a crescermos para ajudar o mundo, os homens.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Você tem outras missões?

CIDINHA: Não. Não sei eu sou obediente ao que é me pedido e quando eu não entendo o que ela quer passar, ela escreve na folha: _Filha você não entendeu nada, filha é isso! E por ali eu vou tirando. Eu só escrevo porque me pedem pra escrever. Eu falo lá na Casa de Nossa Senhora, ou eu falo numa visita que eu tiver fazendo com alguma família e eles pedem: escreve, escreve vai ajudar muitas outras famílias e aí quando Maria dá autorização eu escrevo.

(Aqui ocorreu uma breve interrupção.)

PADRE RENÉ LAURENTIN: Você tem outras missões além das mulheres?

CIDINHA: Não sei dizer, não sei responder

(já não respondeu antes?).

PADRE RENÉ LAURENTIN: Você publicou as suas mensagens?

CIDINHA: No livro, tem algumas, assim uns pareceres que eles pediram pra eu escrever que já ajudam muita gente.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Quantos livros?

CIDINHA: As mensagens de Maria, tem um livro só e são muitas as mensagens de Maria e lá no final eu coloco o meu parecer conforme já havia dito, mas é pouca é poucas que tem. Porque eu tenho muito escrito. Quando me pedem eu coloco, mas se não me pedir vai ficar por tempo por vir.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Porque não publica um livro com todas as mensagens?

CIDINHA: Porque eu vejo que as mensagens de Maria são importantes, eu não quero chamar atenção, eles têm que procurar entender as mensagens de Maria e viver as mensagens de Maria. Eu fico meio assustada assim de escrever, escrevo alguma coisa quando me pedem, insiste muito, mas eu não gosto de escrever.

AIDA: Porque cada estudo que ele faz dos videntes ele faz a bibliografia e as mensagens que são dadas, para cada aparição. Você guarda as suas, mas você pode dar pra ele algumas que você já publicou?

CIDINHA: Posso. Posso sim.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Então você pensa amanhã, providencia, por que depois de amanhã será muito tarde. Você tem alguma mensagem para o futuro da Igreja?

CIDINHA: Temos que rezar muito, rezar muito e procurarmos fazer a nossa parte. Nós temos que rezar, rezar muito pra Igreja, nós somos Igreja. E Maria tem frisado a extinção dos homens, o fim dos homens e Maria pede para a gente rezar pros padres, pro papa e das autoridades da Igreja. Porque se eles renuncia um mundo lá fora e nós em vez de ajudar compreendendo, somando força, com nosso ciúmes, com nossas intolerâncias não ajudamos a Igreja. 

PADRE RENÉ LAURENTIN: Então você não é feminista, não?

CIDINHA: Ah! Um padre uma vez falou pra mim assim: “Ah! Estou desconhecendo você! Você tem que ficar a favor das mulheres.” Eu falei pra ele: Ah! Se eu ficar a favor das mulheres, elas estão como Eva e tenho que ficar a favor das mulheres que têm que ficar como Maria, elas não estão!

(Risos.)

PADRE RENÉ LAURENTIN: Para as mensagens do futuro você tem medo do fim do mundo?

CIDINHA: Não! Não tenho. É a gente com todas as dificuldades, as aprovações, mas a gente pode fazer a terra um pedaço do Céu, dentro da nossa casa, do nosso lar, com o convívio com os irmãos. É muito Bão. Não tenho medo do fim do mundo. Tento fazer a minha parte.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Mas o fim do mundo seria o retorno de Cristo!...

CIDINHA: Mas Cristo pelo que eu vejo de Maria, Mãe dele, Ele já ta no nosso meio. Ele subiu, mas ficou também aqui.

PADRE RENÉ LAURENTIN: Uai, um pequeno pedaço não. Ele está inteiro na Eucaristia.

CIDINHA: Então Ele está melhor ainda, ele está todo inteiro aqui na terra. Não é porque eu falei isso. Ele fica parte no Céu e parte na terra. Então é por isso, mas se ele está todo aqui direto, melhor ainda.

AÍDA: Ele está agradecendo e se você tiver qualquer coisa a acrescentar na entrevista amanhã você dá tempo de acrescentar.

CIDINHA: Ta bem.

 

FIM DA SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA

Depoimento de Cidinha

Entrevista de Cidinha pelo Padre René Laurentin - 1ª Parte

Entrevista de Cidinha pelo Padre René Laurentin - 2ª Parte

Entrevista de Cidinha pelo Padre René Laurentin - Última Parte

Entrevista de Joceli pelo Padre René Laurentin